O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, na tarde de quarta-feira, que a divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU), inicialmente prevista em edital para esta quinta-feira, foi adiada.
O governo disse que a nova data será divulgada apenas nesta quinta-feira. Mas o motivo do adiamento não foi informado.
O que é o CNU?
O CNU é um modelo de seleção de servidores criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo formato consiste na realização conjunta de concursos para o provimento de cargos efetivos no âmbito dos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Mais informações estão disponíveis no site do governo.
Por que os resultados do CNU foram adiados?
Embora o governo não tenha divulgado o motivo, O GLOBO apurou que uma das razões que levaram ao adiamento foi uma decisão da Justiça Federal do Tocantins, no início de novembro, que determinou o cancelamento das eliminações dos candidatos do Concurso Nacional Unificado que não preencheram todo o campo de identificação no cartão de respostas da prova.
Segundo a decisão, que vale para todo o país, os resultados do certame devem ser republicados em dez dias com o nome desses candidatos. As questões dissertativas dessas provas, porém, nem sequer chegaram a ser corrigidas. Republicar as notas considerando esses candidados exigiu do ministério fazer uma nova correção, caso a decisão da Justiça não seja revista.
Ainda em agosto, o Ministério da Gestão, responsável pelo CNU, informou que decidiu eliminar os candidatos que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas. Isso inclui, por exemplo, quem não marcou o número do caderno de prova no gabarito.
Mais Sobre Concurso público
Dados do Censo sobre favelas no país levantam dúvidas sobre gabarito de concurso do BNDES; saiba por quê
PPSA, estatal do pré-sal, anuncia seu primeiro concurso público para cargos de nível superior
Como acontece no Enem, por exemplo, o caderno de provas do CNU tinha várias versões, que continham as mesmas questões para cada bloco temático, mas com a ordem das perguntas diferentes para evitar cola.
Por isso, na hora de preencher o cartão de respostas os candidatos deveriam preencher informações que identificassem qual era a versão da sua prova. Era necessário pintar o campo correspondente ao número do gabarito e transcrever a frase que estava escrita na capa do caderno. Essa era uma exigência prevista no edital do CNU.
Realizado em 18 de agosto, o CNU foi adiado por três meses devido às fortes chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio. Apesar dos imprevistos, o concurso foi aplicado simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal, sendo comparado ao Enem, mas para o ingresso no serviço público federal.
Para conhecer seu desempenho, o candidato deverá fazer login no site da Cesgranrio com os dados cadastrados.
Classificação do ‘Enem dos Concursos’
As vagas serão preenchidas de acordo com as notas obtidas pelos candidatos, além das preferências por cargos e especialidades indicadas durante a inscrição.
As regras estipulam que, caso o candidato seja aprovado para seu primeiro cargo escolhido, ele será automaticamente eliminado das demais opções menos preferidas. O certame abrange oito blocos temáticos, e a escolha de cargo e especialidade deverá ser respeitada ao longo de todo o processo seletivo.
Próximas fases do Concurso Nacional Unificado
Com a divulgação dos resultados finais, a próxima fase do concurso será a convocação para a posse dos aprovados e o início dos cursos de formação, previstos para janeiro de 2025.
Todos os novos servidores deverão passar por uma formação à distância de 280 horas, com duração de 36 meses. Além disso, cinco carreiras terão um curso presencial, de caráter classificatório e eliminatório, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.
Essas formações são exigidas para cargos como especialista em políticas públicas e gestão governamental e analista em tecnologia da informação, com durações que variam de 360 a 580 horas.
Banco de reserva do CNU
Além dos aprovados, o concurso criou um banco de candidatos classificados, que poderá ser chamado a preencher vagas temporárias ou futuras convocações.
O banco de aprovados terá o dobro do número de vagas imediatas e será utilizado conforme a necessidade de liberação de novos cargos.
A convocação dos candidatos será feita periodicamente, a cada seis meses, ou conforme a demanda do serviço público federal.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.